Estratégia de Marketing Digital: Como fazer a minha?

Estratégia-de-Marketing-digital

Apesar de o marketing digital já existir há muito tempo, o termo começou a se tornar popular no início do ano 2000. Isso porque, com toda transformação digital, até os hábitos de consumo mudaram. E esse modelo mudou completamente a maneira de os consumidores se relacionarem com produtos e marcas. 

Essa vertente do marketing consiste em ações desenvolvidas dentro do mundo virtual para promover uma marca ou produto. Isso inclui diversos canais online, como redes sociais, páginas web, e-mail etc. 

Segundo dados, no Brasil, 7 em 10 pessoas possuem um smartphone. Diante desse cenário, o marketing digital é fundamental, porque além de aumentar a visibilidade da sua marca, você consegue construir uma audiência qualificada e, consequentemente, contribuir para um crescimento acelerado do seu negócio.

Por isso, no artigo de hoje você vai entender o que é uma estratégia de marketing digital e como criar uma!

Como criar uma estratégia de Marketing Digital

Defina seu objetivo

O primeiro passo é definir um objetivo que se quer alcançar com a estratégia. Você quer aumentar vendas? Atrair mais clientes? Aumentar a visibilidade do seu negócio? Melhorar o seu relacionamento com os clientes? 

Você pode criar uma lista com os objetivos escritos de forma clara. Deixe essa lista em um lugar fácil e visível. Dessa forma você poderá vê-la sempre que quiser e, assim, manterá o foco em onde quer chegar.

O importante é ter um objetivo definido. Mas lembre-se de ser sucinto. Não adianta colocar 100 objetivos na sua estratégia de marketing digital se você sabe que não terá tempo suficiente de trabalhar com todos. Foque naquilo que você vê como prioridade. 

Marketing-digital_defina_seu_publico

Faça uma pesquisa

Depois de decidir o seu objetivo, é preciso definir os caminhos que você fará para chegar até ele. 

Por isso, na etapa da pesquisa, estude o cenário atual do mercado, busque referências, analise seu concorrente e como ele vem se destacando na internet. Entenda também como o seu público-alvo se comporta. 

Tudo isso será importante para que você consiga estruturar uma boa estratégia de marketing digital.

Criação do plano de ação

Hora de colocar a mão na massa!

Agora que você já conhece o seu público, o mercado e os seus concorrentes, está na hora de criar um plano de ação para que o seu objetivo seja alcançado com sucesso. 

Primeiro, liste todas as tarefas que serão realizadas e defina uma data de início e fim, seguida do responsável pela execução. Depois, estabeleça um orçamento para cada ação. E, por fim, coloque tudo o que pode dar errado durante o caminho e estruture planos de contingência.

Organize tudo em um cronograma ou calendário e disponibilize para todo o time.

É importante lembrar que você pode mudar todo o seu plano de acordo com as circunstâncias. Portanto, mantenha o cronograma atualizado sempre que necessário.

Escolha de KPIs e acompanhamento de resultados

A parte mais importante da sua estratégia de marketing digital é acompanhar os resultados de cada etapa. Dessa forma, você aproveita melhor as oportunidades que surgirem e evita que algum erro prejudique todo o trabalho feito.

Esse acompanhamento pode ser feito através do Key Performance Indicator, ou KPI, como é mais conhecido. Ele funciona como um indicador de desempenho de processos, que permite que você e a sua equipe saibam exatamente onde estão acertando e quais pontos precisam ser melhorados. 

O acompanhamento desses indicadores permitirá que você alcance melhores resultados de maneira rápida e muito mais eficiente.

Alguns exemplos mais simples de KPI’s são:

  • Leads (potencial consumidor);
  • Tráfego (todo alcance que você recebe em suas páginas da internet);
  • Custo de aquisição por cliente (CAC);
  • Taxa de Conversão (Win Rate)
  • Ticket médio (valor médio gasto por cada cliente);
  • Retorno de investimento (ROI);

Entre outros.

O melhor KPI para você utilizar na sua estratégia de marketing digital vai depender muito do seu objetivo. 

Por exemplo, se você quer aumentar as vendas, o principal KPI que você deve acompanhar é o ticket médio de seus clientes. Se ele estiver muito baixo, você deverá tomar uma ação que estimule o seu cliente comprar mais produtos como, por exemplo, oferecer frete grátis, criar combos, promoções e etc.

Ferramentas para você incluir na sua estratégia de marketing digital

Agora que você já tem uma estratégia estruturada, vamos conhecer as melhores ferramentas de marketing digital e como elas podem ajudar na otimização das ações da sua empresa.

Software de E-mail Marketing

Muitas pessoas ainda acreditam que o e-mail é uma ferramenta ultrapassada. Mas isso é um grande engano! De acordo com a pesquisa E-mail Marketing Trends, 77,2% das empresas utilizam e-mail diariamente e 96,2% acreditam na eficácia do uso de uma estratégia de e-mail marketing.

Se você busca melhorar o seu relacionamento com cliente e engajar o seu público, essa ferramenta é perfeita para você. Isso porque ela permite contato direto e a longo prazo com seus prospects, leads e cliente. 

Existem diversas plataformas que otimizam o disparo, oferecem vários recursos profissionais e, ainda, mostram os resultados de cada campanha. A mais utilizada atualmente é a RD Station.

Landing Pages

As Landing Pages, ou páginas de conversão, nada mais são que páginas online com diversos elementos otimizados para que possam converter visitantes em clientes de grande potencial.

Se você busca atrair mais clientes, essa ferramenta é essencial para o seu negócio.

SEO

A próxima ferramenta que provavelmente você já deve ter escutado falar é o SEO, da sigla Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca. 

Consiste em diversas técnicas que ajudam um site a aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, como o Google, Bing e Yahoo.

Uma pesquisa realizada pela imFORZA mostrou que, no Google, 18% dos cliques orgânicos vão para o primeiro resultado da busca, 10% vão para o segundo e 7% vão para o terceiro. 

Por isso, manter um bom posicionamento significa aumentar o tráfego do seu site e atrair muito mais clientes.

marketing-digital-SEO

Esperamos ter ajudado você a entender como funciona e como criar uma estratégia de marketing digital. Achou tudo muito complexo? Não seu preocupe! Hoje em dia já existem agências especializadas em realizar esse tipo de trabalho para ajudar empresas a alcançarem seus objetivos.

Aproveite e conheça Design Brave, uma agência que trabalha com Design, Webdesign, UI/UX, Branding e Marketing Digital. Tudo o que o seu negócio precisa para se destacar no mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação no nosso site.