Identidade visual e logotipo: porque é importante diferenciar e como isso afeta a comunicação da sua marca

logotipo_brave_desin

Se você já deu uma olhada no nosso blog, percebeu que a gente fala bastante sobre identidade visual e logotipo. Afinal, como diferenciar os dois conceitos? Qual dos dois escolher? É possível usar apenas um dos dois? E talvez, o mais importante: como isso afeta a minha marca? É sobre isso que vamos falar nesse artigo.

Identidade visual: representando sua marca

A identidade visual é a combinação de elementos gráficos que representam a sua marca para o público. Se você pensar em uma marca mais famosa, com certeza pensará em uma cor específica. Talvez você se lembre das postagens em redes sociais e a forma como elas são escritas. Provavelmente, se lembrará do tipo de imagem que acompanha essas postagens. Também se lembrará do tom da marca: mais formal, mais brincalhão ou mais jovem. Todos esses elementos combinados formam a identidade visual de uma marca. E dentre eles está o logotipo.

Logotipo: o símbolo que identifica sua marca

O logotipo faz parte da sua identidade visual. Por isso, ele carrega os principais elementos dela: cores, formas, tipografias escolhidas, texturas e afins. Além disso, ele identifica sua empresa nas formas de comunicação adotadas pela sua marca. Isso inclui redes sociais, informativos, panfletos, propagandas, entre outras.

Identidade visual e logotipo: posso investir apenas no logotipo?

Poder, você pode. Mas não é recomendado. Isso porque a identidade visual, além de identificar a sua marca, diz muito sobre ela também. Assim, ela pode criar uma ambientação para sua marca, que acompanha seus produtos e cresce na mente do público.

Durante o processo de criação de uma identidade visual pensamos muito sobre a marca. Você pode ser perguntar: O que ela significa? Qual o lugar dela no mundo? Como ela quer ser vista pelo público? Todas essas perguntas influenciam nas escolhas estéticas que vão formar a identidade visual.

Criar um logotipo sem ter todo esse pensamento por trás funciona para identificar sua comunicação e seus produtos. Mas também é provável que falhe em se conectar ao seu público. Provavelmente, falhará em causar alguma emoção nele também. Não é por acaso que a identidade visual é parte vital de marcas consagradas como a Coca-Cola.

Ver para crer: alguns exemplos da aplicação da identidade visual para além do logotipo

celular da coca cola

As redes sociais são uma excelente forma de explorar a sua identidade visual de forma atrativa e bastante criativa. Por exemplo, o Instagram da Coca-Cola é dominado pela cor vermelha da marca. Além disso, eles brincam bastante com a disposição das imagens em seu perfil, criando uma ligação sutil entre todas as imagens postadas. Essas escolhas falam bastante com o público jovem da marca. Além disso, dão uma cara despojada à sua rede social.

Outro bom exemplo é o Nubank. Isso porque a marca não abre mão do roxo bastante característico em suas redes sociais. É também bastante minimalista, usando fontes sem serifa, poucas ilustrações e fotografias com fundo branco e poucas cores.

Recentemente, a empresa apresentou sua nova identidade visual. As mudanças são sutis, porém bastante significativas. Podemos notar que o logotipo ficou mais fluido, com uma leitura melhor. Além disso, uma sutil alteração na tonalidade do roxo trouxe uma renovação para a marca, sem descaracterizá-la. Segundo o blog da marca,

celular e identidade visual

..o preenchimento deu às letras um peso maior, deixando a leitura mais acessível e representando um amadurecimento dos nossos produtos. Tudo isso traduzindo aquilo que mais importa: a nossa proximidade com as pessoas.

Conclusão

Uma identidade bem construída é bastante importante. E não apenas para que o público a reconheça, mas para que mostre também quem é sua empresa,  seus valores e objetivos. E o mais importante: que forme um vínculo com o público e fique sempre na mente dos consumidores. Apenas a construção de um logotipo não faz isso. É preciso um conceito por trás, que traga sentido para todos os elementos. E a identidade visual é capaz de fazer isso.

E você? Está pronto para transformar sua marca em memorável através de uma identidade visual incrível? A Brave tem tudo para fazer com que sua marca seja inesquecível. Faça um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação no nosso site.