Preciso de uma estratégia de marketing para o meu restaurante?

Preciso de uma estratégia de marketing para o meu restaurante

Em um setor como o segmento do food service, diferenciar-se da concorrência é essencial para divulgar um restaurante e atrair o público. Para isso, é essencial ter uma estratégia de marketing.

Não apenas para atrair novos clientes, mas também para fidelizar aqueles que já conhecem o restaurante e suas delícias. A concorrência é agressiva. O  gastromarketing, mais uma vez prova que veio para ficar.
O marketing não é mais algo reservado apenas para grandes marcas, todas as empresas de todos os setores precisam de uma estratégia de marketing para crescer. A estratégia de marketing do restaurante tornou-se vital. Em um ambiente como o atual, caracterizado pela quantidade e variedade de informações que o consumidor possui e as mudanças no mercado frente a uma pandemia, ter uma boa estratégia de marketing é fundamental para obter vantagens competitivas e elementos diferenciadores que tornam uma marca atraente para os clientes.

E não se trata apenas de anunciar ou oferecer preços baixos. A promoção é essencial para que o consumidor o conheça e chegue até você, mas você precisa ir mais além.
O marketing inclui o design da marca, a decoração do estabelecimento, como a oferta gastronômica é apresentada e o que ter em mente, como atender às expectativas, oferecer experiências incríveis, interagir com os clientes e também com atrair e “prender” a atenção do seu público ao meio diversos estímulos…

Um plano de marketing bem alinhado permite conhecer o cenário real do negócio, suas possibilidades e limitações e também sua posição em relação à concorrência. Ao definir alguns objetivos como; onde estamos e para onde queremos ir, podemos estabelecer um plano de ações destinadas a um perfil de cliente que desejamos atrair e reter. Uma vez definidos os objetivos e as ações, é importante a construção de um documento que serve como guia e “checklist” que deve ser revisitado e revisado sempre que possível.

 

Selecionamos cinco perguntas que você pode fazer para começar a estruturar a sua estratégia de marketing:

1- Qual é o nosso público-alvo? Quem queremos atrair para o nosso restaurante?
2- Que imagem e reputação nossos negócios têm no ambiente online?
3- Quais são as nossas fraquezas e forças?
4- Quem é e o que nossa concorrência direta faz?
5- Como nos diferenciamos no mercado? Qual é a sua vantagem competitiva ou proposta de valor?

É importante que em uma estratégia de marketing, nenhum canal de contato ou ação planejada seja esquecida. Unir e otimizar os canais tradicionais e o digital é a chave para o sucesso para uma estratégia de marketing alcançar seus objetivos. Claro que alguns pontos nunca devem ser esquecidos:

 

Cuide dos clientes conquistados.


O boca a boca ainda é a principal maneira de obter clientes. E embora seja um aspecto que não depende de você, é possível ser o agente para influenciá-lo.
A comida, a decoração dos ambientes, o uniforme dos garçons e o atendimento ao cliente, deve transmitir a imagem e valores de marca. Pois a imagem e experiência criada será transmitida pelo seu cliente

 

Esteja ciente das emoções e sensações. Hoje em dia, as pessoas vão a um restaurante procurando sensações, experiências. Eles não querem que você simplesmente os sirvam, você deve sempre agregar valor, transferir sua paixão pela gastronomia para os clientes e fazê-los aproveitar a melhor experiência que o seu estabelecimento pode proporcionar. Se eles saírem satisfeitos e com a sensação de que descobriram algo diferente, eles voltarão e o recomendaram.

Aproveite as redes sociais e tudo o que a internet permite atualmente. A mídia social é uma ótima vitrine e uma das melhores ferramentas de marketing. E a custo zero.

Use-as para contar uma história, publicar fotos dos seus pratos, criar um vídeo com uma receita e conteúdos que geram valor e despertam o apetite em seu cliente. Dessa forma é possível  estar mais próximo de seus clientes, interagir com eles e saber do que eles gostam e não gostam, além de transmitir a qualidade da sua marca, apresentar  seus produtos/serviços  e os aspectos que a diferenciam no mercado. 


Mas lembre-se de que as redes sociais, por si só, são inúteis. Elas precisam ter o apoio da estratégia de marketing para agregar valor e elevar os seus resultados de vendas.

Precisa de ajuda para construir a sua estratégia de marketing?
Fale com a Brave!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação no nosso site.