5 dicas para superar a crise

O coronavírus trouxe, com ele, a necessidade de as pessoas, no mundo todo, fazerem o isolamento social para diminuir os riscos de contágio. Com isso, o consumo, em geral, também foi prejudicado, uma vez que os estabelecimentos comerciais precisam manter-se fechados para garantir a saúde e a segurança de todos.

Essa necessidade de isolamento, segundo matéria do Estadão, traz outros problemas como o medo, a incerteza, um menor fluxo de caixa, instabilidade no mercado financeiro, dentre outros.
Mas, além disso tudo, a matéria revela que há lições que podem ser aprendidas e tomadas como ação por pequenas e médias empresas para superarem esse momento de crise.

A matéria do Estadão traz 5 dicas para superar a crise de Samuel Aguiar de Castro e Souza, que é um dos consultores do SEBRAE/SP. Apesar de ainda não termos certeza do futuro (se é que algum dia já tivemos, não é mesmo?), essas dicas podem fazer com que as empresas se destaquem e aumentem o seu fluxo de clientes.

 

Então vamos para as dicas?

Dica 01 – Mantenha sua empresa ativa nas mídias digitais

Já não é segredo para ninguém que as mídias digitais têm um poder enorme de comunicação com os cliente, certo? Se antes de a epidemia de coronavírus chegar as pessoas já utilizavam as suas redes sociais e meios digitais para se comunicarem com as marcas, agora isso acontecerá ainda mais.

Portanto, interaja com o seu público e os seus seguidores de maneira frequente nas redes sociais, mesmo que isso não seja uma garantia de venda. Apresente os seus produtos, tire dúvidas, comente nas postagens de seus seguidores… Faça-se presente! Isso ajudará as pessoas a lembrarem da sua marca na hora de comprarem.

Além disso, é preciso se apresentar de forma atrativa para os seus seguidores e a identidade visual da sua marca nas mídias digitais pode ajudar muito.

Embora a sua marca já possa ter um canal de vendas, sugere-se pesquisar outras plataforma para capilarizar as suas vendas. Existem muitas plataformas de vendas no mercado e muitas outras foram criadas durante esse período de pandemia de coronavírus. Uma delas é a Delivery do Bem

Pesquise qual é a melhor para você disponibilizar os seus produtos.

Dica 02 – Aposte nas parcerias

Nenhum negócio se sustenta sozinho, certo? E esses momentos difíceis aumentam ainda mais a necessidade de nos unirmos com outros estabelecimentos para melhorarmos os negócios de todos.

Conhecer os profissionais e as marcas que estão perto de você é fundamental para se fechar parcerias. Dessa forma é possível realizar compras juntos, diminuindo os custos para todos. É possível vender juntos, como um hub ou um marketplace. É possível otimizar os custos (de tempo de dinheiro) com o marketing dos produtos.

Além disso, existem empresas de marketing especializadas, como a Studio Yummy, por exemplo, que podem fazer o marketing do seu estabelecimento ser mais eficiente, aumentando as possibilidade de sua empresa gerar receita mais rápido.

Dica 03 – Aproveite o momento para se desenvolver e desenvolver seu negócio

Agora, mais do que nunca, você precisa planejar os objetivos e as ações da sua empresa para esse ano. Já estamos na metade de 2020 e é preciso desenhar um plano de ação para chegar ao fim do ano o mais saudável possível.

Para isso, peça feedbacks para pessoas próximas e para os seus clientes, sem filtros e sem julgamentos. Apenas ouça tudo o que todos têm a dizer e anote tudo o que puder. Busque prestar atenção nas sugestões de melhorias, novas possibilidades e possíveis inovações que a sua empresa pode trazer para o mercado. Qualquer detalhe poderá te ajudar com o seu plano estratégico.

Ganhe tempo pesquisando o que as empresas de outras cidades e países estão fazendo para passar por esse momento e procure perceber de que maneira você e sua empresa podem contribuir para melhorar a vida de todos nesse momento.

Dica 04 – Aproveite as datas comemorativas

As datas comemorativas são boas oportunidades de você aumentar as suas vendas, embora o mercado tenha retraído o consumo durante esse período.
Claro que é eventos sociais não são recomendados para manter todos em segurança. Portanto, evite estimular festas e aglomerações.

Contudo, aniversários, nascimentos e casamentos continuam a acontecer e as pessoas poderão ser presenteadas.

Para isso, crie promoções atrativas e reforce em suas redes sociais todas as medidas de segurança que sua empresa toma para o envio dos produtos. Crie momentos mágicos para seus cliente, personalizando as embalagens, inovando na maneira como entrega os produtos e/ou com um adicional surpresa.

Dica 05 – Trate as pessoas de forma única

Tratar as pessoas como VIP – Very Individual Person – sempre foi importante para a saúde dos negócios e, nesse momento, é imprescindível. Trate cada um de seus clientes de forma única e exclusiva. Lembre-se que a venda personalizada é um grande diferencial

Desde o início do contato do seu cliente com a sua empresa, seja pelas redes sociais ou pelas plataformas de vendas, dedique uma atenção especial para ele. Chame-o pelo nome, busque compreender as suas demandas e, se perceber espaço, busque saber como ele e a família estão nesse momento. A cada venda fechada, agradeça genuinamente. Se puder, envie uma carta de agradecimento junto com o produto. Isso gera conexão emocional e seu cliente percebe que está sendo valorizado. Valorize o seu cliente e ele valorizará a sua marca. 

Lembre-se que vivemos em um mundo VUCA e, por mais que seja quase impossível prever de como o mundo seguirá por conta do coronavírus, é possível utilizarmos o marketing digital e as redes sociais para melhorarmos os nossos negócios e a nossa sociedade HOJE.

 

Desejamos que esse artigo possa ter ajudado de alguma forma. 

Deixe um comentário aqui para sabermos 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação no nosso site.