O impacto da identidade visual em suas redes sociais

Atualmente cerca de 51% da população mundial está conectada no universo digital, especificamente nas redes sociais, dedicando em média de 150 minutos da sua interação diária em algumas das diversas opções disponíveis na internet. 

Esse contato gera uma infinidade de dados, tornando as redes, além de um canal de comunicação, uma alavanca de vendas e referências para marcas e empresas. Por meio desses canais, é possível perceber entusiasmo do público, necessidades e tendências. Além disso, permite segmentar perfeitamente o público que deseja alcançar com uma determinada publicação.

Sendo assim, o social mídia é o canal de comunicação muito relevante para qualquer empresa ou marca mas, sem uma identidade visual atrativa a informação ou oferta contida na publicação, pode ser desprezada pelo usuário. Todas as  publicações de uma empresa devem ser imediatamente identificadas com a marca por meio de sua identidade visual, gerando valor e estimulando o usuário a uma ação como: curtir, compartilhar, entrar em contato ou arquivar a sua publicação.

Todas as marcas são compostas de vários elementos que resultam na sua identidade visual, que comunicam algo sobre a empresa. Veja alguns desses elementos: 

Cada rede social tem uma maneira diferente para personalizar a página ou o perfil. Isso acontece devido às variáveis de dimensões para imagens, caracteres ou dispositivos de interação. É sempre recomendado para empresas o uso de uma conta “negócio” e, claro, consultem as indicações dos formatos e personalização de cada rede social. Afinal, todos buscamos uma comunicação fluida e organizada, que esteja alinhada com a identidade visual da empresa.

Vamos falar sobre três elementos visuais básicos para que uma marca ou empresa seja rapidamente identificada por sua identidade visual nas redes.

1 – Perfil

A imagem principal para identificar uma página ou perfil específico. Para uma empresa é comum o uso da marca, logotipo, ícone ou símbolo gráfico como elemento de identificação. O uso desse formato é uma boa prática para entender a qualidade gráfica de uma marca, pois a mesma deve ser reconhecida em um tamanho minúsculo. Ex: A visualização de um perfil no Instagram, observada em um celular.
Aqui na Brave Design, nós recomendação ter várias versões da marca, assim suprimos as necessidades de reprodução em diversos dispositivos, aplicações e tamanhos. Claro que existem mais opções do que o uso do logotipo ou símbolo, mas este é o mais comum e menos arriscado e para uma empresa.

Dica: Não indicamos a utilização de imagens que não podem ser vistas, distinguidas ou aquelas que causam confusão com outras marcas.

Como a minha empresa pode ser mais criativa nas redes sociais?

Os formatos mudam em novas atualização e cada plataforma define o seu estilo (quadrado ou redondo). O importante é que a imagem utilizada se adapte aos dois formatos, pois nem todas as imagens usadas em uma plataforma em que aparecerá como um quadrado poderão ser reproduzidas em uma plataforma em que apareça na circular, o que pode parecer uma certa negligência por parte da empresa, gerando confusão na leitura e descredibilizando a marca pelo usuário. Mesmo em uma versão pequena é possível adequar os elementos da identidade visual, promovendo personalização e fixação de um marca.
Veja alguns exemplos:

2- Capa:

Grande parte das redes sociais permitem que você use uma imagem de capa. Novamente, o formato varia muito de uma rede para outra. Por isso, indicamos consultar nas próprias plataformas quais os tamanhos devem ser utilizados.

O design ou a imagem escolhida deve ser entendida da mesma maneira, independentemente do dispositivo em que será visualizada. A imagem da capa observada de um celular é menor, sendo necessária a criação de uma design alinhado à identidade visual. Além disso, a imagem precisa ser responsiva, ou seja, que se adapte a diferentes tamanhos de telas, permanecendo legível.

3- Publicações:


As publicações são os elementos que mais diferem entre as redes sociais. Isso significa que o mesmo conteúdo pode ser publicado em formatos quadrado ou retangular (vertical ou horizontal). O conteúdo publicado deve manter-se fiel à identidade visual de marca, contendo assuntos relevantes para o público e sempre conduzir a uma ação. Como mencionado acima, as diversas formas de interação resultam em dados que podem ser utilizados para uma nova estratégia de marketing, condução de vendas, engajamento e posicionamento da empresa na plataforma. 

Crie conteúdos que trazem engajamento e despertam emoções em seus usuários, afinal, todo o processo de criação de identidade visual é feito para impactar e interagir com as pessoas. As plataformas nos auxiliam no alcance de novas regiões, mercados, públicos e oportunidades.

Identidade_visual_e_redes_sociais
Identidade_visual_nas_redes_sociais

🌟Plus  – Gestão de Redes Sociais 

 

Para obter retorno nas redes sociais, não basta apenas abrir uma conta e alinhar a comunicação por meio da identidade visual. Esse é apenas o primeiro passo!

É necessário o desenvolvimento de uma estratégia, ter cadência nas postagens e personalizar o relacionamento com o seu público.
Tenha em mente que as suas postagens são a vitrine do seu negócio e que, para cativar o público e transformá-los em clientes, é preciso se relacionar de forma apropriada com eles.

Você já foi em uma loja e foi completamente ignorada(o)? Como você se sentiu?
Nas redes sociais não é diferente. Não podemos “ignorar” nossa audiência e apenas colocar nossos produtos na vitrine. Precisamos conversar, acolher e interagir com nosso público, incentivando que ele permaneça e volte para a sua “loja”.

A Gestão de Redes Sociais vai além de apenas publicações. É uma estratégia de postagens e relacionamento que podem melhorar os resultados da sua empresa, uma vez que mantém uma comunicação aberta e contínua com o público, aumentando as suas chances de vendas.

Precisa melhorar a identidade visual das suas redes sociais? Fale com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação no nosso site.