O que é identidade visual e como ela impacta o seu negócio

Identidade visual é a união de elementos gráficos que tem o objetivo de apresentar e comunicar uma empresa ao mercado, os valores, posicionamento e o conceito de uma marca no ambiente digital e offline.

Exemplos de alguns desses elementos:

– Nome
– Logotipo
– Embalagens
– Ícones
– Cores

Todas as empresas sinalizam uma série de características, começando pelo nome,  personalidade e aparência, que ficam gravados na memória do públicos.

O desenvolvimento de uma identidade bem alinhada à estratégia é importante não apenas para a percepção humana, mas também para o reconhecimentos de marcas e empresas.

Uma boa identidade visual na estratégia de qualquer empresa deve ser o primeiro ponto de desenvolvimento no ambiente do design pois, com a estratégia bem alinhada, fica mais fácil de “fixar” e conduzir o seu cliente para uma conversão/ação.

Quer saber, na prática, a importância da identidade visual?
Continue a leitura a seguir…

O que é identidade visual?

A identidade visual é o desenvolvimento de elementos gráficos responsáveis por criar uma percepção, sensação e lembranças sobre uma determinada empresa, apresentando seus valores propósito e interesses. 

Quer um exemplo?

Pense numa marca de chocolate…
Dica 1: Ela é roxa!
Dica 2: Tem uma vaquinha na embalagem
Resposta: Milka


Esse é um exemplo de identidade visual que tem a sua marca registrada na memória dos seus clientes. Falar em chocolate e a cor roxa fica praticamente impossível não lembrar, não é mesmo?
O mesmo acontece com pessoas. Cada um tem uma característica ou personalizada que ficam gravados na nossa memória e, sempre que vemos ou sentimos algo parecido, voltamos a essa referência.
Vamos a mais dois exemplos:

  • Um apresentador que tem o nariz grande, com nome de desenho animado.
  • Uma empresa de entretenimento infantil  que usa um castelo como um de seus principais elementos de referência.

Para que uma marca seja reconhecida de forma positiva e que busque sucesso no seu segmento, é preciso entender e destacar as suas qualidades e valores de forma que a mesma seja atrativa para o seu público. Assim, de alguma forma (interação ou percepção) a identidade visual e marca serão lembradas e serão referências para uma determinada ação, como: compras, comparação, desejo e status.
É importante entender que os elementos que compõem uma identidade visual vão além dos materiais físicos, como placa, fachada ou cartão. A marca passa a ser uma personalidade que transmite sensações.

Tá! Mas como assim, sensações?

Na construção de uma identidade visual existem algumas técnicas como a psicologia das cores, que são escolhidas de maneira estratégica para causar sensações no público alvo.

Quer um exemplo prático?

As cores vermelho e amarelo são muito utilizadas no segmento de food service, pois elas despertam fome nas pessoas que interagem com essas cores.

Uma grande marca mundial que faz uso dessas cores na sua identidade visual é o McDonald’s, utilizando-se em suas embalagens de alimentos e bebidas.
O McDonald’s não se apresenta como uma marca que vende sanduíches deliciosos, mas como  uma empresa que “vende felicidade”.

Alguns  elementos que fazem parte do desenvolvimento de uma identidade visual são a logomarca, ícone, paleta de cores, texturas, placas, avatar, e estilos de letras (tipografia).

Qual sua importância para uma marca?

A identidade visual é importante  por vários motivos, mas um dos principais motivos é fazer com que a sua marca seja lembrada e reconhecida por seus clientes.

Uma logomarca bem construída pode ser utilizada por anos e, mesmo que com o passar do tempo sofra algum redesign ou ajuste, não será esquecida. 

A identidade visual gera reconhecimento e percepção da proposta de valor de uma marca.
Se aplicada de forma correta, ela receberá o prestígio e zelo por seus consumidores, facilitando no processo de vendas e ampliação do seu atendimento, gerando, também faturamento e lucro.

Um outro case sobre a aplicação de uma identidade visual é a Apple que, inicialmente, era uma empresa que vendia computadores. Porém, com uma aplicação correta e estratégica da identidade visual, a marca ganhou muito prestígio de seu público, ampliando o seu mix de produtos e mercado global.

Quais as diferenças entre: Marca, Identidade Visual e Branding?


É muito comum a confusão entre os conceitos de Marca, identidade visual e Branding.
Isso acontece porque as técnicas e elementos são usados juntos e, por muitas vezes, “se misturam” na percepção do público alvo. Vamos simplificar os conceitos de cada um:


A marca (brand, em inglês) é o logotipo de uma empresa e compreende o símbolo, a logo, as emoções e as cores.

Branding é a estratégia e gestão que vai além da logomarca e identidade visual. É o como e onde será usada. Ou seja, ações nas quais a marca será aplicada e gerenciada para um determinado objetivo ou posicionamento.
Ex. Engajamento em causas como; meio ambiente e responsabilidade social.

Identidade Visual é o conjunto de elementos que representam de forma visual uma empresa, serviço ou produto.


Ficou alguma dúvida sobre esse conteúdo ou tem alguma consideração para adicionar? Conta pra gente nos comentários! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação no nosso site.