Rebranding: Como as marcas modernizaram suas identidades visuais

rebranding_de_marca

O mês de abril de 2021 foi um mês de mudanças intensas para duas das maiores empresas do Brasil. Tanto o UOL, quanto o Pontofrio anunciaram uma grande mudança em suas identidades visuais no final desse mês. Além disso, muitas marcas de referência em seus setores, como a Renault, BMW, Volkswagen, Lacta, Burger King, Pfizer e até entidades governamentais como a CIA e a Casa Branca fizeram o rebranding de suas marcas.

Para o novo visual das marcas o flat design é a referência. O que significa que o estilo, mais moderno e objetivo, parece se transformar na grande tendência do início da década. Embora seu conceito não seja novo e possa ser encontrado em outras vertentes anteriores do Design, está bastante em alta. Sua aparente simplicidade é a ideia chave para entender sua atual adoção na representação de marcas consolidadas.

Afinal, o que é flat design?

O objetivo do flat design é oferecer uma experiência mais clean e objetiva ao usuário. Isso porque privilegia o uso de formas simples (ou simplificadas), com poucas ou nenhuma distração. Por exemplo, o uso de gradientes, 3D, sombreamento, texturas, entre outros elementos, quando existe, é bastante limitado. Até mesmo a tipografia segue esse padrão: há uma preferência pela adoção de fontes limpas, sem ornamentos e sem serifas.

Quer saber mais sobre flat design? Confira aqui nosso texto sobre o estilo.

Os logotipos das marcas antes e depois do rebranding

A melhor forma de entender as mudanças entre as identidades visuais antigas e as novas é através da comparação. Como exemplo, selecionamos algumas marcas que fizeram o rebranding recentemente. Confira abaixo os novos visuais e comentários sobre a mudança feitos por quem participou da transformação:

Rebranding Automotivo: a evolução da BMW, Volkswagen, Renault e Nissan

rebranding_BMW2

Com um visual contido e flexibilidade gráfica, nós estamos nos equipando para a variedade de pontos de contato nas comunicações em que a BMW estará presente no futuro, online e offline. Esse logotipo de comunicação adicional simboliza a significância da marca e a relevância para a mobilidade e o prazer de dirigir no futuro.

Jens Thiemer, Vice-President Customers & Brand da BMW

O novo e bidimensional logotipo foi reduzido aos seus elementos essenciais. É plano e aberto, oferece alto contraste e pode ser usado com uma incrível flexibilidade nas mídias digitais.

Jochen Sengpiehl, Chief Marketing Officer da Volkswagen

rebranding_renault

É uma forma geométrica simples, com uma forte e poderosa identidade. O desafio era renovar essa forma dando-a significado, novos valores contemporâneos para projetar a marca no futuro.

Giles Vidal, diretor de design da Renault

A inspiração veio das descobertas na ciência, tecnologia e conectividade. Como trouxeram mudanças fundamentais em nossos clientes. Como você pode imaginar, imagens de digitalização começaram a girar em nossas cabeças.

Afonso Albaisa, Vice-Presidente de Design da Nissan

A roupa nova do rei: Burger King

rebranding_bk

As marcas precisam funcionar nos meios digitais, algo que não era necessário em 1999, quando aconteceu a última mudança de identidade visual. Naquele tempo, os celulares tinham no máximo mensagens de texto.

Rapha Abreu, ex-Vice President of Global Head of Design do Burger King

rebranding dos grandes portais: UOL e Yahoo!

A ideia foi a gente não perder as referências que a gente traz de 25 anos da marca original. Ela mantém as mesmas dimensões, os quatro círculos interligados, mas ela está muito mais moderna, mais vibrante, sem aquela dimensão que é muito difícil de se aplicar, principalmente no digital e no mobile.

Paulo Samia, CEO do UOL

rebranding_yahoo

Essa estratégia de simplicidade e amplificação é expressa em um novo logo que é simples e mais flexível que seu sucessor, e retoma o original e peculiar logo de 1996.

Press release do estúdio Pentagram, responsável pela nova identidade visual do Yahoo!

Agora Ponto :>  a nova identidade do Pontofrio

Essa é uma mudança muito importante no Pontofrio. Demos um grande salto, a marca ficou mais jovem, mais moderna e inovadora. E também trouxe mais protagonismo a uma personalidade irreverente, bem-humorada e focada no digital

Ilca Sierra, diretora de marketing da Via Varejo

Rebranding: Multitelas e a transformação digital

Estamos em um processo de transformação, em que a internet não está apenas nos nossos computadores ou smartphones. Isso significa que ela pode estar em tudo, desde sua televisão, até sua geladeira ou máquina de lavar. Ou seja, as telas estão dominando o mundo e é importante que sua marca acompanhe essa transformação.

Por isso, ter muitas possibilidades exige adaptação. Por exemplo, um logotipo complexo que fica bem numa televisão, pode não ficar muito legível em um smartwatch. Outro exemplo é que uma imagem com gradiente pode demorar mais para carregar, prejudicando o acesso ao seu site. Isso não acontece com uma imagem de cor sólida. E essa é um das grandes vantagens do flat design. Suas linhas simples tornam-se reconhecíveis em qualquer dispositivo. O que faz com que seu alcance se torne praticamente ilimitado.

Rebranding como um recomeço: a pandemia e a urgência por mudança

Estamos passando por um período em que a humanidade sofre um grande impacto. Segundo dados de maio de 2021, as mortes por COVID-19 atingiram a marca de 3 milhões em pouco mais de um ano e meio. O impacto da pandemia no cotidiano das pessoas é gigantesco: o isolamento social, os hábitos de higiene, o trabalho no ambiente familiar, a necessidade cada vez maior do acesso à internet – tudo constrói esse “novo normal”. Esse é outro motivo pelo qual as marcas optam pelo rebranding: o mundo já não é o mesmo de 3 anos atrás e nós estamos enfrentando um dos maiores traumas coletivos da história recente.

Surge, então, uma necessidade de reinvenção. Deixar o período traumático para trás e abrir as portas para uma era mais promissora. E essa é a hora de agir: a pandemia e a tecnologia motivam a ação, tornando mais fácil para o público assimilar a mudança da marca. O rebranding, como já entenderam algumas das maiores marcas do mundo, é a melhor forma de fazer isso.

Se sentiu motivado a fazer um rebranding na sua marca e colocá-la em todas as telas possíveis, aumentando o alcance e modernizando sua marca? O time da Brave está pronto para te ajudar nesse processo. Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação no nosso site.