Branding: Como sua identidade visual impacta na gestão de marca [+ 5 dicas]

Branding: Como sua identidade visual impacta na gestão de marca

A identidade visual é o conjunto de elementos que, combinados, representam sua marca e a tornam reconhecível ao público. Ela é uma parte fundamental da gestão de marca, ou Branding, e deve ser elaborada cuidadosamente, para que todas as partes da sua comunicação visual transmitam a essência da sua marca.

Para termos uma ideia melhor do que isso significa, pense em uma marca gigante, conhecida no mundo todo. O que veio primeiro à sua cabeça? Seu logotipo? Suas cores? Seu produto? Seu slogan? Todos esses elementos fazem parte da identidade visual da marca. Mesmo o produto, com sua embalagem e seu design pensado para conquistar o cliente, contém (muitos) elementos associados a ela.

É a identidade visual de uma marca que a torna reconhecível ao consumidor. Por isso ela é uma parte vital do branding, uma série de estratégias que buscam mostrar a essência da empresa às pessoas.

Branding: uma pequena introdução

O objetivo da gestão de marca é, resumidamente, mostrar o que é a marca. Quais seus valores, quem é seu público, qual sua voz, qual a atmosfera geral que a marca transmite. Isso parece meio abstrato, mas, para facilitar, podemos pensar em uma marca como a Apple.

A empresa se posicionou no mercado como uma marca que exala tecnologia e elegância. Assim, tudo nela remete a isso: o visual clean dos aparelhos celulares, a cor branca usada em toda identidade visual da marca, o design de suas lojas físicas, o slogan enxuto e poderoso – todos esses elementos criam uma atmosfera que conversa diretamente com as expectativas do público.

A Apple é extremamente bem sucedida nisso: as longas filas nas lojas físicas da empresa três dias antes do lançamento de um novo produto que o digam. E isso não é acaso ou acidente: é resultado de um planejamento de branding minucioso de longo prazo.

Diferenciando identidade visual, branding e marca

Os três conceitos estão interligados e podem gerar dúvidas em relação à sua diferenciação. Por isso, vamos esclarecer os três conceitos:

  • A marca é tudo aquilo que representa a empresa. Em termos de design gráfico, podemos pensar no logotipo.
  • A identidade visual são os elementos gráficos que identificam a empresa (cores, slogan, símbolos, formas, tipografia e ilustrações).
  • O branding é a estratégia que reúne tudo isso e cria uma atmosfera que circunda a marca.

5 dicas para colocar em prática seu planejamento de branding

Pense no que sua marca representa

Qual é o propósito da sua marca? O que você pretende com o seu produto? Como você gostaria que sua marca fosse vista? Quais são as suas missões e seus valores? O que faz sentido para a sua marca?

Essas são algumas perguntas que você deve se fazer sobre a sua marca. Além disso, proponha-as a sua equipe quando começarem a pensar a estratégia de branding. Com isso, elas podem te ajudar a pensar melhor sobre sua empresa e qual o papel dela no mundo. E consequentemente, como ela deve se apresentar.

Defina sua identidade visual

Uma identidade visual forte é fundamental para o seu branding. Por isso, escolha com cuidado as cores, formas e tipografia, para que esses elementos façam sentido para sua marca. Sempre que possível, contrate um profissional, pois ele vai te ajudar a unir essas coisas em um todo coerente.

Tenha sempre sua persona em mente

Seu público é quem dita as regras. Então a melhor forma de planejar sua marca é pensar em quem você quer atingir. Pensando nisso, ajuste o tom de voz, esteja presente nas redes sociais que sua persona está também, se coloque no lugar dela e conheça suas dores. Sua persona é fundamental para sua estratégia de branding. Então trate-a com a importância que ela merece.

Olhe para sua concorrência de forma analítica

Já parou para pensar no que o seu concorrente está fazendo? Você pode aprender muito observando sua concorrência, tanto com acertos, como com os erros. Logo, estude as estratégias, perceba onde ela está e quem ela está atingindo. Assim, você já tem um ponto de partida para suas ações.

Ler o momento: modernizar-se é importante

O mundo muda rapidamente, então por quê sua marca ficaria estagnada? Um logotipo ultrapassado pode dar uma ideia de abandono ou então de amadorismo. Por isso, pesquise e estude as tendências atuais e veja o que encaixa na personalidade da sua marca. Além disso, saiba onde sua marca está e como ela irá aparecer para evitar distorções, cortes e outros efeitos indesejados. Por fim, se for necessário, modernize sua marca para que ela tenha o destaque necessário em sua área.

É muita coisa para planejar?
Fale com quem entende do negócio 😉

O planejamento de branding é um processo a longo prazo e envolve estratégia, design, entre outros elementos. Caso esteja inseguro e precise de ajuda para colocar a estratégia em prática, procure um profissional. Nós aqui da Brave ficaremos mais que felizes em te ajudar a colocar a sua marca no mundo. Fale conosco!

One thought on “Branding: Como sua identidade visual impacta na gestão de marca [+ 5 dicas]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação no nosso site.