A sua identidade visual funciona, emociona e vende?

gastromarketing_identidade_visual

A imagem desenvolvida para uma marca é parte fundamental da estratégia de marketing de empresas de todos os segmentos de mercado e não é diferente com o setor de service food. No entanto, essa imagem, não se refere apenas a sua logomarca e slogan.

 

Reúne ainda todas as ideias e sentimentos associados a ela, muitas delas, subjetivas. Nesse sentido, é de extrema importante criar uma identidade visual assertiva e realizar a sua adequada gestão. 

Se você quer saber mais sobre o assunto, inclusive, se a sua identidade visual funciona, emociona e vende, continue com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, você confere muitas dicas e informações a respeito do tema. 

  • O que é marketing 4.0
  • Marketing 4.0 e gastromarketing
  • Dicas de marketing gastronômico

O que é marketing 4.0

 

Dos comerciais na televisão e no rádio e dos anúncios em jornais e revistas impressos, as empresas começaram a investir, nos últimos anos, em ações na internet. Entre elas, criação de sites e blogs, perfil nas redes sociais, envio de e-mail marketing.

A cada ano, essas ações se tornam mais corriqueiras para muitas empresas. Mas nem por isso, deixaram totalmente de lado a publicidade nos tradicionais veículos de comunicação, como as já citadas emissoras de rádio e TV, os meios impressos e outros, como folders e mala direta. 

Essa transição e o uso tanto do marketing tradicional quanto do digital são os principais pilares do marketing 4.0. Uma estratégia que faz uso dos dois tipos de comunicação pode ser muito eficiente, ao atingir clientes em potencial por meio de diferentes canais.

Para alguns segmentos de mercado, essa combinação é essencial. É o caso dos nichos que possuem tanto os clientes que usam as tecnologias para buscar informações antes de fazer compras quanto clientes que ainda não são adeptos das novas tecnologias.

Empresas de service food são bons exemplos de negócios que podem se beneficiam com a comunicação off-line e online com o seu público alvo. Nesse caso, as suas ações de gastromarketing devem focar no mundo físico e também no virtual.

Mas como combinar ações de marketing tradicional e marketing digital de maneira adequada?  

Marketing 4.0 e gastromarketing

Quando se fala em marketing 4.0 e gastromarketing é possível separar as empresas de service food em dois grupos. Um deles é o de negócios tradicionais, com anos de atuação no mercado que, aos poucos, fazem uso das novas tecnologias para atrair e conquistar novos clientes.

No outro grupo, estão estabelecimentos novos, abertos nos últimos anos e que, desde o início, utilizam o marketing digital para promover a sua marca. Eles podem usar exclusivamente a internet para se comunicar com os consumidores ou também valer-se dos canais tradicionais.

Embora possa haver exceções, de modo geral, ambos os grupos se favorecem com o marketing 4.0. Ou seja, em investirem tanto em anúncios em jornais quanto em perfis nas redes sociais, por exemplo.

No entanto, não existe uma receita única que serve a todas as empresas, pois o que define a melhor estratégia de marketing é o perfil do seu público alvo. 

Se a sua empresa atende apenas consumidores que estejam conectados às redes sociais, pode não ser vantajoso apostar no marketing tradicional. O contrário também acontece, mas, como já dito, hoje em dia, esses casos são exceções.

Primeiro, porque muitas pessoas acima dos 60 anos fazem uso da internet para definir o que vão comprar e onde. Segundo, folders, publicidade no jornal de bairro e outras ações de marketing tradicional podem ser úteis para conquistar o público local.

Dicas de marketing gastronômico 

Além de seguir a tendência do marketing 4.0 de ajustar numa mesma estratégia canais de comunicação online e off-line, é necessário avaliar com quais dos meios de comunicação ações específicas de gastromarketing combinam mais.

Claro, há campanhas que podem ser amplamente divulgadas por diferentes canais. Uma dica de marketing gastronômico é o lançamento de novos produtos, que podem ser divulgados nas redes sociais, pois são meios dinâmicos, que permitem uma comunicação ágil.

Outra estratégia de gastromarketing é promover ações beneficentes. Embora possam ser divulgadas nas mídias sociais, se for para beneficiar a comunidade local e tiver a parceria com entidades locais, nada melhor do que divulgar no jornal de bairro, por exemplo.

Participar de eventos locais é mais uma ação de marketing gastronômico que pode ser muito útil a empresas de service food, de acordo com o perfil do seu negócio e do seu público. Nesse caso, o marketing tradicional, como folders, pode ser mais eficiente para divulgar o evento.

Enfim, existem inúmeras ações de gastromarketing assertivas, como seguir mais uma tendência, que é a de oferecer delivery para os seus clientes. Afinal, cresce o número de consumidores que buscam essa facilidade para o seu dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação no nosso site.