O que é um website responsivo?

o que é um website responsivo

Você já entrou em algum site que quando acessado pelo smartphone, ele ficava todo bagunçado? Com textos pequenos demais? E com o menu ocupando metade da tela? Ou pior, ele nem aparecia? Mas que pelo computador ele funcionava normal. É isso que acontece quando o site não é responsivo.

Quando você está desenvolvendo um site, você não pode ignorar o design. E isso não significa pensar somente em um layout bonitinho, é preciso pensar em algumas funções que vão melhorar a experiência e a navegação do usuário. E é exatamente isso que um website responsivo faz.

Um site responsivo é compatível com qualquer tamanho de tela. Ou seja, o mesmo site que abrir em um computador, vai se adaptar facilmente a um smartphone com uma tela maior, ou com um de tela menor. Além disso, ele também se ajusta facilmente a um notebook ou tablet.

Caso o seu site não ofereça essa função para o seu usuário, ele vai se frustrar e as chances dele fechar a página e ir para outra é muito grande. Por isso, um website responsivo não é mais um diferencial, e sim uma necessidade. 

No artigo de hoje você vai entender melhor o que é um website responsivo e qual a importância dele.

Vamos lá?

Benefícios de um website responsivo

Como você já viu, otimizar a experiência do seu usuário através do website responsivo vai garantir que ele navegue sem nenhuma dificuldade e que ele permaneça por muito mais tempo, aumentando as chances dele fechar negócios com a sua empresa.

Por isso, agora que você já sabe o que é, vamos conhecer mais benefícios que ele oferece

Melhora do SEO

O SEO da sigla, Search Engine Optimization, significa a Otimização para Mecanismos de Busca. E isso nada mais é que um conjunto de técnicas, que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site dentro dos motores de busca, como o Google, Bing e Yahoo. Essas técnicas são importantes para aumentar a visibilidade e o tráfego do seu site. Por isso, quando bem estruturado, o design responsivo contribui para que ele fique bem ranqueado nesses mecanismos de busca.

otimizar_seo

Sites responsivos carregam mais rápido

Segundo uma pesquisa realizada pela Akamai, o usuário costuma ter muita pressa na internet e não está disposto a esperar um site carregar, sendo que ele pode simplesmente fechá-lo e ir para outro mais rápido.

Os dados apontaram que 40% dos internautas abandonam o site caso ele demore mais de 3 segundos para carregar. E 52% dos entrevistados afirmam que esse fator afeta diretamente na confiança e fidelidade que o consumidor terá da sua marca.

Por isso, se o seu site está muito lento, você pode estar perdendo clientes em potencial. E com sites responsivos, esses problemas são drasticamente reduzidos.

Diminui a taxa de rejeição

Se o seu site não aparece nos mecanismos de busca e ele oferece uma péssima experiência para o usuário, consequentemente a taxa de rejeição dele aumenta. 

Quando essa taxa é alta, significa que os visitantes estão acessando o seu site e logo em seguida, eles o abandonando, sem interagir ou se interessar em navegar por qualquer outra página.

Por isso, ter um site responsivo ajuda a diminuir essa taxa e aumentar a chance de transformar os visitantes em clientes para o seu negócio.

Potencializa resultados e aumenta a taxa de conversão

Se você ainda não se convenceu da importância de ter um website responsivo para o seu negócio, vamos para mais um dado. Um estudo feito pelo Comércio Móvel no Brasil mostrou que 85% dos brasileiros que possuem um smartphone fazem compras online com frequência.

conversão-de-leads

Esse hábito de comprar por dispositivos móveis está crescendo cada vez mais. E por isso, se o site da sua empresa ainda não é compatível com tais aparelhos, significa que isso está impactando negativamente na sua receita.

Por isso, oferecer uma boa experiência para o seu visitante, vai garantir que ele fique mais tempo no seu site e ele vai ter mais facilidade para navegar e poder conhecer mais sobre os produtos e serviços da sua marca. 

Consequentemente, a taxa de conversão aumenta.

Invista em um site responsivo para a sua empresa

Quando o seu site é acessado por um smartphone, como é a experiência do usuário? Ela é eficiente para qualquer aparelho? Ou só para a versão desktop? E as compras ? É possível serem realizadas de forma rápida e sem grandes dificuldades?

Se o seu site ainda não se adapta a qualquer dispositivo, você provavelmente precisará reconstruir boa parte dele. E se você está começando a desenvolver um, não deixe de aplicar técnicas de design responsivo. 

Para isso, conte com a Brave Design!
Teremos todo o prazer do mundo em ajudá-lo a transformar a sua página em um site responsivo de sucesso!

Se você tiver qualquer dúvida, compartilhe com a gente nos comentários. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para garantir uma melhor experiência de navegação no nosso site.